quinta-feira, setembro 18, 2008

CONCERTO TEATRO SÃO PEDRO



CONCERTO - O Theatro São Pedro apresenta no dia 3 de outubro, sexta-feira, o concerto de câmera Lieder, às 21 horas, com os renomados intérpretes da música erudita paulistana Luiza de Moura (soprano), Eduardo Janho-Abumrad (baixo) e o pianista João Moreira Reis. Os artistas interpretam belas canções alemãs dos compositores Mozart, Schumann, Schubert, Wolf, Brahms e Richard Strauss. Lieder é uma palavra da língua alemã que significa "canções". É um termo que define duos para piano e canto com poesia alemã. Este concerto dá continuidade à volta de Luiza de Moura aos palcos paulistanos, de onde esteve afastada por cinco anos. Recentemente, em julho próximo, ela participou do espetáculo Uma Noite na Ópera, ao lado de Eduardo Pinho, Sebastião Teixeira e Eduardo Janho-Abumrad, que oficializou o seu retorno. Agora, o gênero escolhido é mais intimista: a música de câmera representada por canções alemãs. Luiza de Moura (foto), Eduardo Janho-Abumrad e João Moreira Reis são amigos de longa data. A história de amizade teve início em Milão (Itália), onde moraram no início dos anos 90, e até hoje desenvolvem juntos atividades musicais.
A música alemã: A canção, na história da música ocidental, transformou-se, por suas características, a partir do século XVIII, quase que em porta-voz da cultura de cada País, chegando, por fim, a definir a própria alma de um povo. A combinação dos ideais da literatura alemã com a música, sobretudo a partir do movimento artístico Tempestade e Paixão, permitiu a consolidação do "lied" alemão nos séculos XIX e XX. Nele, a melodia e a ambientação dramática do instrumento colaborador têm importância relevante, configurando uma verdadeira e necessária simbiose, tornando-se um dos mais importantes gêneros de toda história da música.
Concerto de Câmera: Lieder Com Luiza de Moura (soprano) e Eduardo Janho-Abumrad (baixo). Pianista: João Moreira Reis Dia 3 de outubro – sexta-feira – às 21 horas Local: Theatro São Pedro - www.teatrosaopedro.sp.gov.br Rua Barra Funda, 171 – Barra Funda/SP - Tel: (11) 3667-0499 Ingressos: R$ 20,00 (meia: R$ 10,00) – Duração: 1h15 (c/ intervalo) – Censura: Livre Capacidade: 636 lugares - Bilheteria: quarta a domingo (das 14h às 19h ou até o início dos espetáculos). Cartões: Visa e Mastercard – Ar condicionado e acesso universal – Metrô: Marechal Deodoro. Vendas antecipadas: www.ingressorapido.com.br
Luiza de Moura – soprano - Luiza de Moura estreou em ópera, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, no papel-título da ópera Aida, de Verdi. Posteriormente, cantou os papéis-títulos em Manon Lescaut, de Puccini, e Ariande auf Naxos, de Richard Strauss, em São Paulo e Rio de Janeiro. Em 1989, foi Donna Elvira em Don Giovanni e Condessa na ópera Nozze di Figaro, de Mozart, e Mimi em La Boheme, de Puccini, tendo sido agraciada com o prêmio APCA de Melhor Cantora Lírica. Em 1990, interpretou Micaela, ao lado de Placido Domingo, em Carmen, de Bizet, encenada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, bem como o papel de Liú na ópera Turandot, de Puccini (Teatro Municipal de São Paulo). Em 1993, atuou no Teatro Guaíra de Curitiba e no Teatro Municipal de São Paulo como Aida e participou da primeira montagem de Cappello di Paglia di Firenze, de Nino Rota. Em 1994, interpretou Tosca de Puccini, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, e Madama Butterfly, no Teatro Municipal de São Paulo. No ano seguinte ela desempenhou, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, os papéis de Suor Angelica e de Giorgetta no Tabarro, de Puccini, em uma mesma temporada, e ainda o papel de Donna Elvira na ópera Don Giovanni, no Teatro Municipal de São Paulo. Desde então, Luiza de Moura cantou - no Memorial da América Latina - as óperas Salvator Rosa e Lo Schiavo, de Carlos Gomes, e interpretou os papéis de Amelia em Un Ballo in Maschera (Teatro Municipal de São Paulo); de Leonora no Trovatore (Teatro Castro Alves, Salvador); de Santuzza na ópera Cavalleria Rusticana, de Mascagni, no Palácio das Artes (Belo Horizonte); e de Mimi em La Bohéme (Teatro Nacional de Brasília). Também participou da ópera inédita Rei Brasil, de Capinan e Cerqueira (Concha Acústica do Teatro Castro Alves), e no espetáculo Mulheres de Verdi (Teatro Municipal de São Paulo). Foi ainda solista de peças sacras como o Requiem, de Mozart e Giuseppe Verdi, Stabat Mater e Petite Messe, de Rossini, e outras, além de cantar em vários concertos, recitais e obras sinfônicas. Em julho de 2008, participou do espetáculo Uma Noite na Ópera, ao lado de Eduardo Pinho, Sebastião Teixeira e Eduardo Janho-Abumra Eduardo Janho-Abumrad – baixo - Diplomado em canto pelo Conservatório Dramático e Musical, classe de Tiana Amarante, orientado posteriormente por Hermínia Russo, esse baixo paulistano é vencedor do Concurso de Canto Carlos Gomes, de Campinas (1973). Eduardo Janho-Abumrad participou de inúmeras montagens líricas, recitais e oratórios nas principais capitais do Brasil. No Exterior, cantou vários personagens de Verdi, Puccini e Mozart, além de recitais camerísticos e obras sacras e vocal-sinfônicas em centros como Turim, Mannheim, Milão, Zurique, Lucerna, Madrid e Bruxelas. Atuou sob a regência dos maestros Jamil Maluf, Fábio de Oliveira, Roberto Tibiriçá, Flávio Florence, Abel Rocha, Eleazar de Carvalho, Sérgio Magnani, Isaac Karabtchevsky, Camargo Guarnieri, David Machado, August Haltmayer, Wladimir Delman, Michelangelo Veltri e sob régia cênica de Fernando Peixoto, Walter Neiva, Francisco Mayrink e Giuseppe di Stefano. Registrou Les Pêcheurs de Perles, no Festival de Martina Franca (Nuova Era), Ways of the Voice (Akron), realizando tournée também em Madri e Bruxelas e Remeiros do São Francisco (Paulus). Em 2005, estreou como Duca d’Arcos no Salvator Rosa, de Carlos Gomes, e, em 2006, como Gonçalo em A Tempestade, de Ronaldo Miranda (Prêmio APCA como Melhor Espetáculo). Mais recentemente, estreou em Signor Bruschino, de Rossini, Macbeth, de Verdi, e O Franco Atirador, de Weber. Em julho de 2008, participou do espetáculo Uma Noite na Ópera, ao lado de Eduardo Pinho, Sebastião Teixeira e Luiza de Moura
João Moreira Reis – piano - Natural de Barretos, SP, onde iniciou os estudos musicais e de piano com Janette Bampa, João Moreira Reis diplomou-se pelo Conservatório Musical Carlos Gomes, em sua cidade natal. Posteriormente, concluiu o curso de piano pela Faculdade Paulista de Arte, na capital paulista, tendo estudado com Vera Velloso e André Müller, com quem retomou os estudos de aperfeiçoamento técnico e estilístico, desde 2004. Desde 1985, colabora ao piano com cantores eruditos, acrescentando à atividade de solista a de camerista, tendo se apresentado nesses dois campos no Brasil, Alemanha e Itália e em salas como MASP e Biblioteca Mário de Andrade (São Paulo), Minas Tênis Clube (Belo Horizonte), Estúdio Bennet Kleintje (Munique, Alemanha), Auditório RAI (Turim), Palazzo Ottolenghi (Asti) e Academia Européia de Música de Erba (Itália). Participou de uma gravação para a Europa Rádio de Milão, executando obras para piano solo de Mozart, Granados e Villa-Lobos. Luiz Gonzaga de Oliveira (Brasil), Fábio Luz e Adriana Maimone (Itália) são nomes que influenciaram seu aperfeiçoamento.
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