segunda-feira, agosto 11, 2008

ARNOLD SCHOENBERG



O compositor austríaco de musica erudita e criador do dodecafonismo, Arnold Franz Walter Schönberg (1874-1951), também foi pintor, professor de Composição e importante teórico musical, autor de Harmonia e Exercícios Preliminares em Contraponto. Para se ter idéia do seu potencial artistico, o dodecafonismo é um dos mais revolucionários e influentes estilos de composição do séc. XX.
Schoenberg trazia em suas primeiras obras ligadas à tradição pós-romântica, um método composicional inovador, que evoluiu para a atonalidade e, mais tarde, para um estilo próprio, o dodecafonismo.
Segundo a configuração de Schoenberg, 12 meios-tons equivalem a uma oitava, o que invalida as leis da harmonia tradicional. O ponto de partida é uma série básica de 12 tons, cada um dos quais só voltará a aparecer quando soarem os restantes. A série assim criada deve ser mantida ao longo do desenvolvimento da peça. Com esta nova técnica, compôs a Suíte para Violino (1923) e as Variações para Orquestra (1928).
Schoenberg fugiu da perseguição nazista para se estabelecer nos Estados Unidos, onde se naturalizou,em 1946. Entre 1936 e 1944, foi professor na Universidade da Califórnia. Como pintor, antes da Primeira Guerra Mundial criou cerca de 300 telas, aquarelas e desenhos de caráter simbolista e expressionista.
Várias de suas obras remetem a temas do Judaísmo, como sua ópera inacabada Moses und Aron, Um sobrevivente de Varsóvia, para recitante, coro e orquestra, e as suas últimas obras, os três coros do opus 50 - Dreimal tausend Jahre - Três vezes mil anos, Salmo 130 e Salmo Moderno n. 1.

FONTE:
CARPEAUX, Otto Maria. Uma nova história da música,. São Paulo: Tecnoprint, 1977.
MONTALVÃO, Alberto. No mundo da música. Rio de Janeiro: Spiker, 1958.
RIBEIRO, Wagner. História da música na América. São Paulo: FTD, 1965.

VEJA MAIS:
MÚSICA, TEATRO & CIA
EDIÇÕES NASCENTE
PRÊMIO NASCENTE DE POESIA
CONSORCIO NASCENTE
POESIA
CRÔNICA DE AMOR
BRINCARTE
PALESTRAS
FAÇA SEU TCC SEM TRAUMAS
LAM & AMIGOS: UM CD
LAM: EXPOSIÇÃO 26 ANOS DE POESIA
RADIO TATARITARITATÁ – LIGUE O SOM E VAMOS CURTIR!!