terça-feira, junho 24, 2008

SAMBAJAZZ TRIO



Sambajazz Trio é um grupo instrumental que reúne com maestria o swing do samba, a elegância da bossa-nova e a liberdade da improvisação jazzística. O Sambajazz Trio possui três grandes diferenciais: a fluência e o virtuosismo do pianista Kiko Continentino, a alegria e o ritmo contagiante do contrabaixista Luiz Alves (que tantas páginas vêm escrevendo na história da música brasileira) e o fenômeno Clauton “Neguinho” Sales, que além de baterista e excelente trompetista, inventou uma forma genial de tocar simultaneamente os dois instrumentos. Não se trata de “jogo de cena”, mas sim uma forma brilhante de tocar e improvisar em dois instrumentos absolutamente distintos, com extrema precisão e musicalidade. No repertório, além de músicas autorais, um passeio por grandes compositores do samba, MPB, bossa-nova e chôro: de Tom Jobim, Marcos Valle, João Donato e Dorival Caymmi a Ary Barroso, Cartola, Pixinguinha e Villa Lobos. Com arranjos originais, os músicos desenvolvem uma fusão de todos esses estilos, reconectando fios desligados desde os anos 60, época em que se fazia no Brasil um som impregnado de bom gosto e modernidade. Naturalmente, essas informações são transportadas para uma nova perspectiva, tornando o som atual. É um trio que está fazendo história no Brasil e exterior, por seu trabalho excepcional e de muita categoria. Recentemente o grupo realizou concertos na Europa e Norte da África, com grande sucesso. Foi emocionante ver um trio com formação tradicional de piano, contrabaixo e bateria (além do trompete), tocando música brasileira de primeira, com bom gosto e sofisticação.
KIKO CONTINENTINO – O pianista, tecladista e compositor, Kiko Continentino é reconhecido como excelente músico ao lado de grandes estrelas da MPB, atuando como instrumentista, arranjador e produtor musical. Há mais de dez anos ele integra a banda de Milton Nascimento, desde o show Tambores de Minas, gravando também o CD de mesmo título. Participou do CD “Gil & Milton”, excursionando com os artistas pelo mundo afora. O último disco do cantor, “Pietá”, traz duas parcerias de Kiko com Milton. O músico participou ativamente da concepção deste trabalho, escrevendo inclusive um arranjo de cordas, trompas e flautas, regido pelo maestro Eumir Deodato. Ainda com Milton, participou da temporada do show Crooner, adicionando alguns arranjos seus aos anteriores, de Wagner Tiso. Tocou com alguns dos principais nomes da música brasileira, como Gilberto Gil, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Djavan, Jane Duboc, Leila Pinheiro, Guinga, Leny Andrade, João Bosco, Seu Jorge, Emílio Santiago, Marcos Valle, Durval Ferreira, Toninho Horta, Erasmo Carlos, Edu Lobo, Chico Buarque, Paulo Jobim, Nelson Ângelo, Claudio Zoli, Arthur Maia, Pepeu Gomes, Erasmo Carlos, Ivete Sangalo, Fernanda Abreu, Maria Rita Mariano, Maurício Einhorn, Nivaldo Ornelas, Mauro Senise, Silvio César, entre muitos outros. Vem se tornando um especialista na obra do compositor Antonio Carlos Jobim. No ano 2000, foi convidado a compor o Quarteto Jobim Morelenbaum (substituindo Daniel Jobim, neto do Tom), recebendo convite para se apresentar no exterior. Em Janeiro de 2007, Kiko idealizou e liderou um show antológico, em comemoração aos 80 anos que Jobim completaria nessa data. O músico tocou 80 músicas do maestro soberano em uma mesma noite, contando ainda com o auxilio luxuoso de mais de vinte convidados, entre eles: Os Cariocas, Pery Ribeiro e Nelson Ângelo. Músico de extrema versatilidade,participa de eventos distintos como os festivais de Montreux (em 1998 e 2001), Umbria (1994 e 2001), Hollywood Rock de 1994 (com Fernanda Abreu) e no Rock in Rio 2001 com Gilberto Gil e Milton Nascimento. Realizou diversas temporadas nos Blue Note de New York (2005 e 2006) e Tokyo (2003 e 2007). Esteve com Djavan em turnês pela Europa, onde tocou nos mais importantes festivais do continente. Também assina duas faixas no Song Book do artista, como produtor, intérprete e arranjador.
LUIZ ALVES - O nome de Luiz Alves está associado aos grandes astros da nossa música, já tendo tocado e gravado com: Tom Jobim, Dori Caymmi, Edu Lobo, Carlos Lyra, Leny Andrade, Nana Caymmi, Jonnhy Alf, Gal Costa, Chico Buarque, Toninho Horta, Mauro Senise, Sivuca, Naná Vasconcelos e muitos outros. Essa presença constante é a responsável pelo título de preferido por nove entre dez dos maiores músicos brasileiros. Desenvolveu trabalhos de estúdio, gravando com Paulo Moura e Hélio Delmiro, tendo oportunidade ainda de excursionar por diversas capitais brasileiras. Gravou o CD Circense, um dos mais respeitados trabalhos da discografia de Egberto Gismonti. Em 1970 formou com Milton Nascimento e Wagner Tiso o Som Imaginário. O grupo lançou quatro discos de grande sucesso, trabalho obrigatório na antologia da moderna música popular brasileira. Na década de 80, se junta a Luis Eça (piano) e Robertinho Silva (bateria), formando o Triângulo. O grupo consegue grande afinidade e cada integrante se supera em seu instrumento. Considerado ainda um dos melhores da atualidade (é um mestre do swing no contrabaixo acústico), Luiz vem se desdobrando como baixista do Sambajazz trio, do quarteto de Maurício Eihorn e do trio de João Donato (com quem excursionou recentemente pela Europa, Rússia, Estados Unidos e Japão), além de shows e gravações com muita gente boa.
CLAUDIO NEGUINHO SALES - Mais conhecido pelo apelido “Neguinho”, o músico Clauton Sales é um fenômeno dos mais raros já vistos na cena instrumental brasileira. Filho de um músico que trabalhava em diversas bandas do estado de Pernambuco, Neguinho começou cedo no trompete e logo depois no trombone. Sua escola foi tocar vários estilos, entre eles o frevo, ritmo pernambucano que exige bom preparo técnico e de difícil execução instrumental. Com um timbre bonito e aveludado, muita originalidade na forma de tocar, recebeu ainda jovem, um prêmio concedido anualmente para o melhor trombonista do nordeste, no programa de TV de José Castelão. Mais tarde veio para o Rio de Janeiro com o conjunto Flor de Cactus, quando passou a tocar bateria, participando também dos grupos de Geraldo Azevedo, Luis Melodia, Gonzaguinha, Tim Maia, Selma Reis, Luizão Maia, Jota Moraes, Nico Assumpção, Leila Pinheiro, entre outros. Entretanto, o trompete não ficou de lado. Neguinho inovou, criando uma maneira de tocar simultaneamente os dois instrumentos, sem que se percebesse a ausência de qualquer um deles. Não se trata de misant scene, excesso de virtuosismo ou algum tipo de jogada circense. O baterista eventualmente “tira da manga” seu trompete, tocando os dois instrumentos com a mesma intensidade, swing e elegância. A mais pura aula de musicalidade, sem nenhuma intenção de impressionar pelo jogo de cena, mas sim emocionar com o resultado musical que se obtém dessa inusitada mistura. Esse senhor é um “fenômeno a ser estudado”. O Brasil e o mundo ainda não conhecem esse talento raro.
SAMBAJAZZ – o cd do grupo lançado em 2006, SambaJazz, já foi elogiado por Feranndo Brant, Tárik de Souza, José Domingos Rafaelli, Aquiles Rique Reis, Maria Luiza Kfoury, Mauricio Gouvêa, Beto Kessel, Luiz Carlos Antunes, Nelson Faria, Bebeto Castilho & tantos outros. Contatos: Lúcia Lima - Sambajazz Trio (55 – 21) 8848-0086 / 8837-0157 lucialima@predialnet.com.br

VEJA MAIS:
MÚSICA, TEATRO & CIA
CRÔNICA DE AMOR
MÚSICA