segunda-feira, abril 28, 2008

SÔNIA MELLO



SONIA MELLO – A cantora Sonia Mello é uma linda e romântica geminiana, uma maravilhosa voz pernambucana de Garanhuns que desceu pro sul e iniciou sua carreira interpretando a dupla Roberto & Erasmo Carlos, o que lhe valeu o título de melhor intérprete da dupla. Por ser a primeira cantora a gravar os prestigiados parceiros, ela foi elogiadíssima pela crítica e, também, pelos próprios compositores quando da gravação de seus quatro LPs com sucessos deles.
Depois disso um hiato na sua carreira possibilitou agora o seu retorno com um novo cd, “Desejo” que será lançado muito em breve, reunindo músicas de novos compositores e incluindo uma música inédita “Cena Muda” do Rei Roberto Carlos feita especialmente por ele para ela. Também está às voltas com um projeto internacional envolvendo Richard Carpenter, resultando na gravação de um cd totalmente em inglês e com previsão de lançamento para breve.
Simpaticíssima como ela é, Sônia concedeu uma entrevista exclusiva falando da sua carreira, toda sua trajetória e das novidades do novo cd e projetos. Com vocês, a cantora Sonia Mello.



MT&C – Sônia, inicialmente, a pergunta de praxe: como e quando foi que a música entrou na sua vida?

Eu comecei a cantar muito menina. Com 6 anos fui convidada a participar de um Concurso que teve na época, só para adultos, eu era a única criança. E ganhei um rádio Mullard, sai em todos os jornais com o radinho na mão. Foi muito lindo. Eu lembro que colocavam sempre um banquinho para eu subir e cantar.
Através deste concurso eu fui contratada pela Farmácia Senhor do Bonfim para cantar toda semana na Rádio Difusora de Alagoas no Programa da Odete Pacheco.
Logo depois fui me matricular no Colégio Imaculada Conceição. A Irmã Superiora descobriu que eu cantava e pediu para que eu cantasse e ela gostou tanto e, por este motivo, eu ganhei uma bolsa integral. Daí eu organizava as festas e eu mesma me anunciava para cantar.
Foi uma época muito feliz da minha vida, eu amava muito este colégio e as Irmãs principalmente Irmã Suzana me tratava com tanto carinho e me deu muitos conselhos quando me mudei para o Rio de janeiro.



MAT&C – E a raiz nordestina?

Eu nasci em Garanhuns porque minha mãe foi visitar sua irmã lá e eu nasci sem ela esperar. Meses depois ela me levou para Maceió onde eu fui criada até os 13 anos de idade. Voltei algumas vezes lá e achava uma linda cidade.
Em Recife eu fui várias vezes também e anos depois eu fui quando já estava na Emi, trabalhar o meu primeiro Disco “Sonia Mello Interpreta Roberto e Erasmo Carlos”. E foi um grande sucesso, casas cheias onde me apresentei. E como eu sempre digo tenho muito orgulho da minha origem nordestina.



MT&C – Quais as influências que formaram a cantora Sonia Mello?

A grande influência foi de Maysa e Carpenters. A Maysa pelo timbre que temos em comum, o romantismo e o grave de nossa voz.
Os Carpenters a mesma coisa pelo timbre. E foi uma grande identificação destas duas grandes Intérpretes, com a Karen eu colocava seu disco e cantava junto, eu tive aulas de canto mas, com ela eu aprendi a colocar melhor a minha voz, a Karen Carpenter pra mim foi como se fosse minha professora de canto. Por isto do meu Projeto dos Carpenters que falarei mais tarde.



MT&C – Como foi o começo e a gravação dos sucessos de Roberto & Erasmo Carlos?
Ter começado cantando Roberto e Erasmo Carlos foi importante porque me deu prestígio e me projetou no meio artístico. Também por ter sido um trabalho muito bem feito, com grandes arranjos, e muito bem gravado e por isto até hoje muito elogiado pelo público e pela crítica.
Eu fui a primeira cantora brasileira a cantar Roberto e Erasmo Carlos. Isso resultou em 3 Lps na Emi,”Sônia Mello Interpreta Roberto e Erasmo Carlos” sendo um em Espanhol. Um Lp que saiu pela Polidisc “Sónia Mello de Coração Pra Coração”.



MT&C – Qual a sua relação com a dupla?

A relação que eu tenho com Roberto e Erasmo Carlos é mais profissional hoje, mas quando comecei freqüentei a casa do Roberto sempre tinha contatos com Dona Laura, sua mãe e seu irmão Carlos Alberto e também a Nice sua primeira esposa. Eu não participei do Movimento da Jovem Guarda, porque meu primeiro Lp saiu em 1976 e a jovem Guarda foi nos anos 60, eu estava ainda em Maceió estudando, só sonhava em gravar. As pessoas falam que eu participei porque eu gravei as músicas do Roberto.



MT&C – E agora fala do cd “Desejo”, quais as novidades e o quando será lançado?

Quero lançar o mais rápido possível a expectativa é minha realização profissional, pois tenho plena convicção da sua potencialidade.
Posso destacar “DESEJO” que dá o nome ao CD e “Aurora/Minha Voz” da minha grande descoberta Luiz Alberto Machado.
Também tem ”Cena Muda“ da dupla Roberto e Erasmo Carlos.
”Onde Estará o Meu Amor” de Lina Peace.
Faço uma homenagem a Maysa com a Música “Canção Sem Título” autorizado pelo Jayme Monjardim, filho da Maysa.
E um Projeto Francês em português, lindas músicas de Jean Jacques Goldman e Eric Benzi, uma música de Ed Wilson “Licor de Bombom” e uma música de Olimpio Fontes “Eu Voltei pra te Ver Amor”.
Apresento também JC Rodrigues, meu lindo filho, com uma música “Sussurros” e ele também se destaca como Designer da capa, desenhos e produção musical junto comigo.



MT&C – Fala agora da canção “Cena Muda” da dupla Roberto & Erasmo Carlos.

Esta música ”Cena Muda” foi enviada pra mim quando eu ainda estava na Emi. Eu gravei, mas o disco não foi lançado e ela continua inédita e eu coloquei no meu CD, cedido pela minha ex-gravadora Emi. É uma música diferente de todas que a dupla Roberto e Erasmo já fez. Tem uma apelação muito forte que choca um pouco o seu início e é por isto que ela é muito boa e eu gostei muito de ter gravado e acredito muito nela.
Uma vez eu estava em uma boite em Minas Gerais e colocaram Cena Muda pra tocar e a boite veio abaixo, foi uma loucura, foi aplaudida freneticamente por todos.



MT&C – E projeto dos Carpenters?

Este projeto dos Carpenters é muito antigo pois eu sempre gostei muito deles e da linda voz da Karen Carpenter. Eu enviei vários e-mails para o Richard Carpenter mas nunca pensei que ele ia me responder pois eu procurei na internet e achei vários e-mails dele e pra minha surpresa ele respondeu e ainda foi no escritório do seu agente para ler o meu e-mail em outra cidade. Eu fiquei muito feliz e ví que pessoa linda que ele é, atencioso e sem nem me conhecer nem sabia nada dos meus trabalhos. Aí eu mandei meu material pra ele e ele me deu 17 músicas dele e de outros compositores que gravaram com eles naquela época que fizeram sucesso. Já comecei a gravar, mas o lançamento não é pra agora vai demorar um pouquinho. Pra mim é um projeto muito importante.

MT&C – Como você vê a musica brasileira atualmente?

Percebe-se a degeneração dos ideais da Música Popular Brasileira. Por exemplo no passado havia grande riqueza poética e lirismo e atualmente com raras exceções toda poesia foi esquecida. Mas como eu conhecí Luiz Alberto Machado a poesia e o lirismo está de volta nas músicas "Desejo" e “Aurora/Minha Voz".



MT&C – E os projetos? Quais as perspectivas da cantora Sonia Mello?

Eu estou com muita esperança nos meus dois projetos,o lançamento do meu CD,trazendo músicas de qualidade,a boa música de volta, a poesia e o romantismo da época de Maysa na música dela "Canção Sem Título" uma homenagem que faço a esta grande cantora que eu também gostava muito e que me influenciou demais, e o projeto dos Carpenters que lançarei logo em seguida e também internacionalmente pois está sendo gravado em Inglês. Eu nunca desisto dos meus sonhos e tenho certeza que desta vez eles serão realizados.



E para se re-encontrar com Sonia Mello acesse: www.myspace.com/soniamello

VEJA MAIS:
ENTREVISTAS
CRÔNICA DE AMOR
BRINCARTE
RÁDIO TATARITARITATÁ – LIGUE O SOM & CURTA!
PREMIO TATARITARITATÁ DE POESIA ALAGOANA
PUBLIQUE SEU LIVRO – CONSÓRCIO NASCENTE
TCC – FAÇA SEU TCC SEM TRAUMAS