terça-feira, abril 15, 2008

MARIA DAPAZ



Maria Dapaz é uma maravilha de mulher e artista. Uma intérprete, compositora e instrumentista invejável, digna de aplausos. E de pé. Sua estrada vem desde menina-moça quando participou do grupo Marajoara até fazer uma trajetória internacional que apenas consagra o seu talento.
Simpaticíssima pernambucana da gema, ela concedeu uma entrevista mais que exclusiva pra gente. Com vocês, Maria Dapaz:

MT&C - Maria Dapaz, inicialmente vamos para a pergunta de praxe: como e quando se deu seu encontro com a música?

Nós nos encontramos quando eu era ainda garotinha... e não nos largamos mais. Era destino mesmo!

MT&C - O que uma menina ariana jaboatonense criada em Afogados da Ingazeira curtia que ficou de representativo no seu trabalho interpretativo e autoral?

Musicalmente, eu bebi todas as informações que recebi da região em que cresci e, naturalmente, a rádio Pajeú foi minha fonte principal neste caso. Mas o que me marcou mesmo foi a voz de Clara Nunes cantando: “E agora você passa eu acho graça...”. A primeira vez que escutei senti que meu caminho ia seguir também naquela direção.

MT&C - A sua trajetória começa, salvo engano com "Os Unidos", passando pela Paizinha do Marajoara até o "Da cor morena". Que avaliação você faz da sua trajetória?

Eu fiz um caminho rico em todos os sentidos. Conheci pessoas fantásticas e lugares inesquecíveis por causa da música. Aprendi muito e continuo aprendendo, descobrindo, inventando. Quando comecei com Os Unidos, eu sonhava em ser uma cantora profissional e aqui estou. Viajo pelo mundo e canto em lugares incríveis, fazendo a música que gosto e que é respeitada pelo meu público. Não vamos esquecer o CD “Ô Abre Alas” com músicas de carnaval que foi lançado em fevereiro deste ano!

MT&C – Ah, tá. Você além de cantora também é compositora, como se dá essa relação e expectativas? A compositora se faz sempre presente no seu canto ou apenas complementa a arte?

Eu compus minha primeira música aos 17 anos. Na verdade, eu não tinha coragem de mostrar minhas composições a outros artistas, com o tempo a timidez foi se desfazendo e eu passei a gravar com grandes nomes da música brasileira. A compositora e a cantora são partes de mim, uma não sabe viver sem a outra.

MT&C - Você tem uma experiência internacional bastante pronunciada e de gabarito. Como você avalia essa experiência e como você vê a receptividade e acolhida da música e do artista brasileiro no exterior.

Cantar fora do Brasil faz você crescer muito. Mas isso depende do tempo que o artista passa lá fora. Eu acho que todo músico deve sair um pouco do país de origem, com certeza vai voltar com muitas informações na bagagem. A música brasileira é sempre muito respeitada lá fora. Qualquer que seja o gênero é sucesso!

MT&C - Retornando ao Brasil, como o país trata os seus artistas e a música brasileira? Você prefere atuar aqui - tem sido possível isso? Ou precisa manter um pé aqui e outro na carreira internacional?

O povo brasileiro gosta de qualquer gênero sem preconceito, mas o que as pessoas ouvem com frequencia é a música que toca nas rádios com muita freqüência. Não quer dizer que seja a melhor. As rádios agem como prestadora de serviços: você me paga eu te toco. No mundo inteiro é assim. Mas existem muitos caminhos, e um deles é fora daqui. Muitos artistas quase não tocam no Brasil, não tem como...

MT&C - Como você está vendo a situação da música brasileira atualmente: em transformação, dinâmica e original ou em decadência?

Eu gosto de ver o samba voltando a tocar em rádios, cantores gravando cds inteiros do gênero depois de um tempão meio esquecido pelas gravadoras. O povo não esquece nunca, o samba é a nossa verdadeira música. Eu acho que já vivemos momentos onde quase não se ouvia tocar nada de musica brasileira. Eu torço sempre para que deixemos de nos espelhar no vizinho e passemos a olhar o nosso umbigo com mais atenção. Somos os melhores do mundo quando se trata de música.

MT&C - Quais os projetos e perspectivas da Maria Dapaz? O que vem por aí?

Tenho muitas coisas na mira. Mas eu gosto de amadurecer as idéias, inventar sempre, não gosto de me repetir. No momento estou participando de vários projetos e criando outros. Como diz a música: É proibido cochilar!

UMA DICA: Maria Dapaz se apresenta no dia 24 de abril, quinta, no Projeto Adoniran – Oito e Meia, na Sala dos Espelhos do Memorial da América Latina com entrada franca. No palco, Dapaz canta e toca seu violão, acompanhada pelo talento do também violonista Rafael Cardoso. Memorial da América Latina - Sala dos Espelhos Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda/SP - Tel: (11) 3823-4600 Realização: Fundação Memorial da América Latina Produção: PG Music Assessoria de imprensa: ELIANE VERBENA Tel: (11) 3079-4915 / 9373-0181 – verbena@verbena.com.br

VEJA MAIS:
ENTREVISTAS
MÚSICA, TEATRO & CIA
PUBLIQUE SEU LIVRO – CONSÓRCIO NASCENTE
TCC – FAÇA SEU TCC SEM TRAUMAS